apresentam

Conferência Anbima Cetip de Renda Fixa

Potencial de distribuição de produtos de renda fixa está no varejo

Publicada em 20/09/2016 - 18:38

Para Mark D. Collier, ex-presidente da Fidelity Investments (EUA) e Charles Schwab Internacional, uma das maneiras de expandir o mercado de renda fixa é falar com o investidor pessoa física. “No Brasil existem milhões de pessoas com capital disponível para investimento. Só é preciso saber falar com elas”, disse. Ele participou de painel da Conferência ANBIMA Cetip de Renda Fixa, que acontece nesta terça-feira. “O Brasil é um dos mercados mais dinâmicos. É uma boa hora para pensar nessa oportunidade”, afirmou, enfatizando que a infraestrutura necessária já existe “É importante tornar os títulos mais interessantes”. Collier brincou que antigamente ele pedia para as pessoas não se meterem com dívida corporativa e hoje em dia o cenário mudou.

Em sua visão, as novas plataformas de distribuição e as fintechs vão mudar o cenário da comercialização e são uma boa alternativa para a ampliação da base de investidores. Uma das inovações que já são realidade são os robot advisors, empresas que usam algoritmos para criar produtos e serviços. São plataformas online que têm intervenção humana mínima e prestam consultoria online com preços mais acessíveis. “Os robot advisors vão mudar a nossa indústria e toda a forma como os títulos corporativos são vendidos”, afirmou.

Em sua palestra, Collier chamou atenção para outras tendências internacionais - além das fintechs e plataformas digitais - que afetam o mercado de títulos corporativos: a busca por yield; a mudança de foco dos bancos que não suprem mais a necessidade de funding das empresas; e o crescimento de investimentos passivos como ETFs.

Achou relevante essa notícia? compartilhe com seus amigos:

Mais notícias